A história das lutas femininas no mundo do MMA é relativamente curta, mas já produziu algumas das maiores lutadoras de todos os tempos. E uma dessas grandes lutadoras é Ronda Rousey, a americana que conquistou o mundo com seu talento e carisma. Durante anos, ela foi considerada a melhor lutadora de MMA feminino de todos os tempos, dominando suas adversárias no octógono com facilidade.

Em 2015, Rousey teve mais um desafio pela frente, quando ela foi escalada para enfrentar Holly Holm, em uma luta pelo cinturão dos pesos-galos. Seu cartel impressionante com 12 vitórias e nenhuma derrota a colocava como a grande favorita para o confronto contra a desafiante, que vinha de um cartel de nove vitórias e uma derrota.

As apostas foram todas em Rousey, que era vista como invencível e que deveria vencer a luta com facilidade. Mas o que aconteceu no dia 15 de novembro de 2015 em Melbourne, Austrália, foi uma das maiores surpresas da história do MMA.

Logo no primeiro round, Holm mostrou um excelente jogo de estratégia: ela se movia muito bem no octógono, evitava as investidas de Rousey e acertava golpes precisos na americana. E foi assim que ela conseguiu surpreender a todos, nocauteando Rousey no segundo round com um chute certeiro na cabeça.

A luta foi um grande choque para o mundo do MMA, que não esperava que a grande campeã pudesse ser derrotada tão facilmente. A vitória de Holm foi muito comemorada pelos fãs, que viram que tudo pode acontecer no octógono.

No final das contas, a derrota não abalou a carreira de Rousey, que voltou para o octógono em 2016, mas não foi capaz de recuperar seu cinturão. Já Holly Holm acabou perdendo seu cinturão na sua próxima luta, contra Miesha Tate.

Mas a luta entre Rousey e Holm será sempre lembrada como uma das mais emocionantes e surpreendentes da história do MMA. E definitivamente mostrou que, no octógono, qualquer coisa pode acontecer.

Em resumo, a luta entre Ronda Rousey e Holly Holm em 2015 se tornou um dos eventos mais icônicos do MMA feminino. Embora Rousey fosse a grande favorita, Holm surpreendeu a todos com uma vitória por nocaute no segundo round. A luta mostrou aos fãs de MMA que nada é impossível no octógono, e que lutas surpreendentes podem acontecer a qualquer momento.